História da Fotografia – Parte 6 de 10

A Evolução

A fotografia popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing onde todos poderiam tirar fotos, sem necessitar de fotógrafos profissionais com a introdução da câmera tipo “caixão” – conhecidas em inglês como “brownies” – e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman, fundador da Kodak.

O mercado fotográfico experimentou uma rápida evolução tecnológica, como o estabelecimento do filme colorido como padrão e o foco e a exposição automáticos. Essas inovações indubitavelmente facilitam a captação da imagem, melhoram a qualidade de reprodução e a rapidez do processamento, mas muito pouco foi alterado nos princípios básicos da fotografia.

A grande mudança recente, produzida a partir do final do século XX, foi a digitalização dos sistemas fotográficos. A fotografia digital mudou paradigmas no mundo da fotografia, minimizando custos, reduzindo etapas, acelerando processos e facilitando a produção, manipulação, armazenamento e transmissão de imagens pelo mundo.

Atualmente a fotografia em filme é exercida apenas por alguns poucos fotógrafos que preferem filme ou gostam de utilizar o filme em processos criativos alternativos, como dupla ou múltipla exposições em filme, filmes vencidos, câmeras com vazamento de luz, etc.

História da Fotografia - Kodak Brownie

Kodak Brownie e uma caixa de filme

(continua)

Anúncios

DEIXE UM COMENTARIO - LEAVE A REPLAY

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s