Fotógrafo Profissional ou Amador

A fotografia pode ser praticada profissionalmente ou de forma amadora. A diferença entre uma forma e outra, não é a qualidade do trabalho, ou a competência do fotógrafo, mas se este pratica fotografia como um trabalho remunerado ou apenas para satisfação pessoal. Um fotógrafo pode ser apenas amador e mesmo assim ter um conhecimento profundo da técnica e arte fotográfica. Por outro lado, um fotógrafo profissional pode ser muito talentoso ou um incompetente; e ainda sim pode ter ou não sucesso profissionalmente, pois neste caso o sucesso depende muito das suas habilidades comerciais. E nada impede um fotógrafo profissional de praticar fotografia de forma amadora, assim como um fotógrafo amador pode eventualmente ganhar algum dinheiro com sua fotografia.

Confuso, não? Sim, bastante. Os termos “profissional” e “amador” são apenas rótulos; o que realmente importa é o trabalho que você realiza e os resultados que você pretende obter com a sua fotografia.

Se você quer ser um profissional da fotografia e obter dela o sustento necessário para se manter, você deve estudar como funciona esse mercado, o que é exigido destes profissionais, e aprender as habilidades necessárias para ter sucesso nesta profissão. Apenas uma dica; para ser um profissional de sucesso na fotografia, a técnica fotográfica é apenas uma dentre as várias habilidades necessárias, como por exemplo, saber lidar com as pessoas e ser um bom negociador. Ao se tornar um profissional da fotografia você assume uma responsabilidade com o seu cliente em troca da remuneração pelo seu trabalho. Nesse caso, o seu trabalho fotográfico quase sempre é determinado pelas necessidades do seu cliente, salvo raras exceções.

Por outro lado, se você já garante o seu sustento através de uma atividade qualquer e a fotografia é apenas um passa tempo, então sua única responsabilidade é com você mesmo. É você que irá determinar o que você quer aprender ou realizar com a sua fotografia. Isso é ser amador. Se alguém gostar das fotografias que você produz a ponto de pagar para ter uma impressa e emoldurada na parede, ótimo! Ainda assim, você só deixará de ser amador quando depender desta atividade para se sustentar.

Já que estou falando sobre o que é ser “profissional” ou “amador”, não posso deixar de comentar sobre o uso destes termos em relação aos equipamentos fotográficos. Uma câmera fotográfica é uma ferramenta, e como qualquer outra ferramenta, tem uma utilidade específica que varia conforme o modelo. Usar uma câmera moderna e sofisticada não torna nenhum fotógrafo, seja ele profissional ou amador, melhor do que ele seria com uma câmera mais simples. As fotografias podem até ficar melhores, mas o mérito será todo da câmera, não do fotógrafo. Assim como dizer que a câmera não tem relevância é igualmente errado, pois realizar um trabalho com o equipamento inadequado pode levar a resultados desastrosos. O bom profissional é aquele que sabe escolher a ferramenta certa para cada trabalho. Existe uma série de questões técnicas que precisam ser levadas em consideração ao escolher a câmera adequada para o trabalho; o fotógrafo que ignorar estas questões achando que sua capacidade técnica e talento irão superar qualquer dificuldade corre o risco de se ver em uma situação para a qual não tem solução.

Fotografando para o projeto Catedral Metropolitana de Campinas. Foto de Marcela Zullo Pereira. Campinas, 2016.

Este artigo faz parte do meu próximo eBook – “Questões Existenciais na Fotografia” – onde comento minhas opiniões sobre alguns assuntos bastante subjetivos do mundo da fotografia, entre outras bobagens. O eBook será gratuito e em breve estará disponível no meu blog (www.calexandrep.com) e no ISSUU.

Carlos Alexandre Pereira

Fotógrafo de arquitetura, viagens e exploração urbana. Trabalho com filme e digital, preferencialmente P&B. Autor e editor de artigos sobre fotografia e viagens. Instrutor de cursos e workshops de fotografia. Guia de expedições fotográficas e explorações urbanas. Impressões fine art à venda em edições limitadas diretamente comigo, ou através de agentes e galerias especializadas.

Urban explorer, architectural and travel photographer. Online/digital writer and publisher. Authorial photography educator. Fine art photography printer.

Anúncios

DEIXE UM COMENTARIO - LEAVE A REPLAY

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s