Um Pouco de História
A palavra ‘fotografia’ vem do grego ‘fós’ que significa ‘luz’, e ‘grafis’ que significa ‘pincel’ e, portanto, quer dizer “desenhar com luz”. É, em sua essência, a técnica de captação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.
A fotografia não foi inventada por uma única pessoa, é na verdade uma tecnologia que veio se aprimorando ao longo da história através da contribuição de várias pessoas. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, assim como outros artistas no século XVI, para esboçar pinturas.
Em 1604, o cientista italiano Angelo Sala, percebeu que um composto de prata escurecia ao Sol, e supôs que esse efeito fosse produzido pelo calor. Johann Heinrich Schulze fazendo experiências com ácido nítrico, prata e gesso em 1724, determinou que era a prata halógena, convertida em prata metálica, e não o calor, que provocava o escurecimento.
(continua)