“Weegee”

Mais conhecido como “Weegee”, Arthur Fellig (originalmente Usher Fellig), chegou a Nova York com sua família, vindo da Ucrânia, em 1909. Nos anos 30, ele começou fotografando a vida nas ruas da cidade a em 1938, adquiriu um radio sintonizado na banda de operação da polícia com a permissão das autoridades. Sua habilidade em chegar a cena de crimes antes de todos, lhe valeu o apelido de “Weegee” (nome derivado da tábua espiritualista “Ouija”). Equipado com uma câmera Speed Graphic de 4×5 polegadas, um bolso cheio de flashes e uma câmera escura portátil na mala do seu carro, ele dominou totalmente o fotojornalismo de Nova York por duas décadas. Mais tarde se tornou um consultor (e ator) em Hollywood. Ele é creditado como o fotógrafo da produção do filme Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb.

Retirado do original em inglês do livro “Pring’s – Photographer’s Miscellany” – Ed. Ilex.

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Better know as Weegee, Arthur (originally Usher) Fellig arrived in New York from the Ukraine with his family in1909. In the 1930s he began photographing the city’s street life, and by 1938 had acquired a police-band radio in his car, with the blessing of the authorities. His apparent prescience in arriving at the crime scene of murders and accidents gained him de Weegee nickname (derived from the spiritualists’ “Ouija” board”). Equipped with a 4×5 inch Speed Graphic camera, a pocketful of flashbulbs and a complete dark-room in the trunk of his car, he dominated the New York newspaper photo scene for two decades. Later became a consultant (and actor) in Hollywood. He is credit as the stills photographer on the movie Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb.

From the book “Pring’s – Photographer’s Miscellany” – Ed. Ilex.

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