Raptos de Luz

Nos dias 26 e 27 de Outubro, ocorreu o workshop “Raptos de Luz” com o mestre Juvenal Pereira. O workshop foi patrocinado pela Oficina Cultural Hilda Hilst de Campinas, e fez parte da programação do Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas.

Ulisses Porto - Wksp Raptos de Luz 05

Foto de Ulisses Porto do Fotoclube Valinhos

Na tarde sábado, Juvenal iniciou o workshop apresentando fotos enviados pelos participantes do workshop, onde estes deveriam comentar suas próprias fotos. A ideia do Juvenal era discutir de forma prática, as motivações inconscientes de cada um durante o processo de captura de imagens. O objetivo não era esclarecer questões técnicas ou processuais, apenas as motivações pessoais na hora de fotografar. Depois o Juvenal apresentou seu próprio trabalho comentando suas motivações pessoais a fim de ilustrar melhor o objetivo da primeira parte do workshop. Nessa parte entrou também a fundo na questão da luz, no trabalho que ele vem desenvolvendo em capturar imagens caracterizadas predominantemente pela luz, que inclusive dá o nome ao workshop: “Raptos de Luz”.

Ulisses Porto - Wksp Raptos de Luz 03

Foto de Ulisses Porto do Fotoclube Valinhos

O primeiro dia foi finalizado com o Juvenal apresentando um trabalho que ele vem desenvolvendo algum tempo, chamado “Tramas”. Nesse trabalho, ele seleciona duas imagens. Cada imagem é fatiada em tiras bem finas – a imagem é literalmente cortada em tiras. Estas tiras são entrelaçadas manualmente, como em uma trama. Dessa forma as duas imagens são mescladas em uma só. O ponto inicial da trama é onde o Juvenal desejava dar mais destaque, pois nesse ponto a trama será mais precisa. É um trabalho muito interessante e diferente. Vale a pena conferir.

Ulisses Porto - Wksp Raptos de Luz 04

Ulisses Porto - Wksp Raptos de Luz 06

Fotos de Ulisses Porto do Fotoclube Valinhos

Juvenal Pereira - Trama Broto de Bambu

Juvenal Pereira – Trama Broto de Bambu

No segundo dia os participantes apresentaram imagens próprias dentro do conceito de “Raptos de Luz”. O ideal seria capturar imagens exclusivas para o workshop, mas devido ao curto tempo – sábado a tarde para domingo de manhã – a apresentação de cada um foi “reforçada” com algumas imagens de portfólio. Segue abaixo algumas das fotos que fiz para o workshop e também algumas do meu portfólio que melhor se encaixam no conceito de raptos de luz e  selecionei para a apresentação.

Bar do Marcelino a Noite

Bar do Marcelino

Vila Paraíso I

Vila Paraíso

Catedral de Campinas

Catedral de Campinas

Double Deck Lights

Double Deck Lights

Leaving the Station

Leaving the Station

CAP

Luca

Red and Green

Red and Green

A oportunidade de trocar ideias com Juvenal Pereira e ouvir o mesmo falar sobre o seu trabalho foi bastante enriquecedora. O trabalho do Juvenal com Tramas é sensacional e inspirador, assim como o seu trabalho com raptos de luz. Apesar da correria de um dia para o outro o workshop foi um sucesso. Que o Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas de 2014 continue com o excelente trabalho de divulgação da fotografia nem Campinas e a excelente programação de atividades e workshops. Até o ano que vem!

*Meus agradecimentos ao Ulisses Porto do Fotoclube Valinhos pelas imagens cedidas.

Anúncios

DEIXE UM COMENTARIO - LEAVE A REPLAY

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s