O que é Fotografia Fine Art?

Click here to read this post in English.

Existem vários tipos diferentes de fotografia: fotojornalismo, produtos/still, moda, retratos/família, viagem, urbana, arquitetura, paisagem, natureza, macro, abstrata, minimalista, etc, etc… e existe a fotografia Fine Art. A fotografia Fine Art pode ser qualquer um dos tipos de fotografia existentes, mas ao mesmo tempo, não é nenhum deles. O que torna a fotografia Fine Art diferente então?

A diferença está na justificativa, na origem da foto. Um fotojornalista, quando tira uma foto, seu objetivo é registrar um momento histórico; um fotógrafo de moda precisa mostrar com suas fotos, as roupas, acessórios, ou o que quer que seja que ele está trabalhando; um fotógrafo de viagens precisa ilustrar suas histórias sobre os lugares que ele visita; um fotógrafo de natureza quer mostrar ao mundo todo a natureza que existe no mundo; e assim é com todos os tipos de fotografia, cada um com um objetivo específico em mente. O padrão aqui é que o foco está no assunto a ser fotografado, porque o assunto é o ponto chave.

A fotografia Fine Art funciona de forma diferente porque nesse caso, o assunto não é o foco, é apenas um meio, e por isso pode trabalhar com qualquer tipo de fotografia. O foco na fotografia Fine Art são as motivações pessoais do fotógrafo, o que ele quer transmitir com aquela foto. São as justificativas do fotógrafo que validam a fotografia Fine Art.

E os fotojornalistas que vendem seus trabalhos como fotografia Fine Art ou alguns museus que já possuem fotos de moda em seus acervos? Não tem problema, porque como eu disse antes, o assunto fotografado não é o foco, não é importante, o que importa são as intenções do fotógrafo, seu estilo, seu trabalho. É o fotógrafo que justifica a fotografia ser Fine Art.

Rows II

Então é isso, se o fotógrafo diz que “esta fotografia é Fine Art” então aquela fotografia é Fine Art? Essencialmente sim, mas em como qualquer outro tipo de fotografia, ou qualquer outro aspecto da vida, existe todo tipo de fotografia Fine Art. Não é porque a fotografia é Fine Art que ela é automaticamente “Fine” (boa).

Existe também outros aspectos, como por exemplo, a longevidade da foto que legitimiza o trabalho do fotógrafo como Fine Art. Não dá pra ser uma fotografia Fine Art se a foto vai se desintegrar em 5-10 anos. Fotografia Fine Art precisa ser comparável com Belas Artes em geral, isso quer dizer, algumas centenas de anos. Aliás a tradução adequada de “Fine Arts” em português seria “Belas Artes”.

Foi o invento recente de técnicas de impressão ultra finas usando tintas baseadas em pigmentos minerais e papéis a base de algodão que permitem a produção de fotos que durem pelo menos uma centena de anos, criando assim obras de arte duradouras. E é por isso que todo mundo tem estado tão entusiasmado a respeito de fotografia Fine Art. A fotografia Fine Art está agora no mesmo patamar das Belas Artes. Tecnicamente falando pelo menos; agora só precisamos esperar algumas centenas de anos para termos nossas próprias obras primas fotográficas também.

Alegre

Anúncios

DEIXE UM COMENTARIO - LEAVE A REPLAY

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s