Bath e Stonehenge
* Lembrando que as fotos desta viagem foram feitas por pessoas diversas sem nenhum conhecimento técnico de fotografia, compartilhando uma mesma máquina, uma DSLR Sony Alpha A230 na configuração automática e sem tratamento de imagens.
8o dia, Bath (http://visitbath.co.uk/) e Stonehenge (http://www.stonehenge.co.uk/). Bath não conhecíamos, foi uma sugestão do Murilo. Stonehenge dispensa apresentações e justamente por ser já tão “lugar comum” pensamos 2x antes de ir. Fomos apenas pra não ficar com aquela sensação de “estive na Inglaterra e não visitei Stonehenge”.
Foram duas surpresas sensacionais!
Bath é uma cidade do tempo em que a Grã-Bretanha era dominada pelos Romanos. A cidade tem uma arquitetura similar a arquitetura romana, aliás, me parece que já a algum tempo é lei de na cidade que todas as construções precisam seguir o mesmo padrão arquitetônico. A atração principal é uma casa de banhos dos tempos romanos. Original. Claro que ao longo do tempo sofreu muitas reformas e perdeu várias das características originais, mas ainda é bastante fiel ao estilo e a planta original construída pelos romanos.
A cidade não é apenas arquitetura e casa de banhos, tem também passeio de barco no rio…
…parque…
Pausa para almoço no restaurante do melhor hotel da cidade.
Tem também muitas lojas…
…uma catedral…
…e finalmente a casa de banhos romana.
O sistema aproveitava uma fonte de água quente para ter água aquecida e uma espécie de sauna. Daí a razão da localização.
Nas atrações sempre tem alguns atores vestidos a caráter…
…e as lojinhas de lembranças.
Hã !?
Stonehenge é diferente. Fica na beira de uma estrada que corta uma região de fazendas. Tem um estacionamento e uma loja de souvenirs, por onde fica a entrada, depois atravessa-se a estrada por uma passagem subterrânea para o outro lado da estrada, onde ficam as pedras. O local é cercado e para entrar somente através da loja pagando a entrada. Onde ficam as pedras não tem nenhuma construção, nenhuma cobertura, lanchonete, nada.
Me falaram que até alguns anos atrás podia-se caminhar por entre as pedras, mas agora elas ficam isoladas por uma corda. Acho até melhor, pois assim é possível tirar fotos sem pessoas por entre as pedras. O máximo que podemos fazer é caminhar ao redor das pedras, à uma distância de mais ou menos uns 10 metros. Mas mesmo assim é muito legal.
No meio de tanta correria que é andar em Londres e outras cidades turísticas, como Bath, Portsmouth e Brighton, reservar um dia no meio da viagem para visitar Stonehenge e ficar uma tarde apenas caminhando por lá, deitar, descansar e tirar umas fotos, vai fazer valer a pena o passeio com certeza.
Quem não paga ingresso pode ver por trás da cerca…