Feira Fotografar 2013 e Fórum Fine Art

Nos dias 16, 17 e 18 de abril deste ano, ocorreu a “Feira Fotografar 2013”, organizada pela revista FHOX, em São Paulo. Em paralelo a feira, ocorreram dois eventos; um congresso com diversos temas que foram oferecidos individualmente ou como um pacote, todos pagos; e um fórum gratuito que tratou exclusivamente de fotografia Fine Art.

Os temas dos congressos foram: “wedding” no dia 16; “Estúdio” no dia 17 e “Varejo” no dia 18; todos com participações de grandes nomes da fotografia nacional e também alguns palestrantes internacionais. Infelizmente não participei de nenhuma palestra do congresso e por isso não tenho informações mais detalhadas de como foi.

A feira em si foi, comparando com a “PhotoImagem 2012” menor em tamanho e número de participantes. Dos fabricantes de câmeras, apenas a Nikon esteve presente. Entre os fabricantes nacionais de equipamento de estúdio e iluminação, acredito que todos estavam representados, mas com stands bem reduzidos. Entre as editoras, apenas a IPhoto marcou presença. HP e Epson estavam representadas com diversas plotters e algumas deskjets e scanners em demonstração, com destaque para o stand da Epson. Fabricantes de minilabs também participaram com grandes stands, todos eles. Mas o setor mais bem representado foi sem dúvida o de fornecedores de álbuns fotográficos, com diversos expositores em stands bem completos.

Mas, na minha opinião, o ponto forte da feira foi sem dúvida o Fórum Fine Art. Com 6 discussões de quase 2hrs cada uma, distribuídas 2 por dia, ao longo dos 3 dias, foi um fórum bastante extenso. Mas a grande qualidade do fórum não foi sua duração, mas sim os palestrantes e o ótimo nível das discussões. O formato mais intimista do fórum, ocorrendo num espaço dentro do ambiente da feira, com poucos lugares a disposição, bem próximos do tablado onde ficavam os palestrantes, contribuiu para a participação bastante ativa da plateia.

Com palestrantes fotógrafos, galeristas, printers e até mesmo um colecionador, foi possível discutir vários aspectos da fotografia Fine Art, desde a definição do que é Fine Art; passando pelos processo de captura e trabalho dos fotógrafos; e de forma bastante detalhada a interação dos fotógrafos com os printers, cobrindo os processo de impressão; até o final do ciclo com contribuições de galeristas e colecionadores.

As discussões sobre o que é considerado Fine Art foi recheada de opiniões retóricas e muito pessoais, esse é um assunto em que dificilmente se chegaria a um consenso. A grande contribuição para este ponto foi a determinação de que os novos processo de impressão que garantem a durabilidade das obras impressas por uma centena de anos ou mais, foi decisivo para a mudança de percepção da fotografia, de uma arte momentânea para uma forma de arte duradoura. E é essa mudança de percepção que começa a elevar a fotografia a categoria de “Fine Art”, termo que em português já existe na forma de “Belas Artes”.

A discussão mais duradoura, que se estendeu por todos os dias, inclusive, foi a interação dos fotógrafos com os printers, até por causa da grande participação de printers no fórum, foram se não em engano, em torno de 6 palestrantes com atividades de impressão incluídas no seu trabalho. Foram discutidos as qualidades de diferentes tipos de papéis, de equipamentos de impressão, tipos de certificações existentes, relacionamento entre fotógrafos e printers, printers e moldureiros, etc. Um ponto bastante reforçado por todos foi a disposição dos bons printers existentes no mercado em se colocarem como consultores dos fotógrafos na hora de imprimir seus trabalhos, aconselhando e contribuindo desde a edição das imagens até a escolha do papel a ser utilizado.

O fórum teve o apoio da Molducenter, empresa que fornece equipamentos e suprimentos para printers e moldureiros, e da Papéis  Hahnemuhle, fornecedor de papéis especiais e de algodão com mais de 400 anos de experiência. O fórum foi aberto pelo representante da revista FHOX, Mozart Mesquita, e a primeira palestra foi certamente a menos interessante, não tento pelo assunto, e mais pelas condições. O representante alemão da Hahnemuhle fez uma apresentação da empresa e de seus produtos em inglês, com uma tradução simultânea muito precária que não traduzia fidedignamente e pior ainda, atrapalhava a compreensão e o ritmo da palestra em inglês.

A última palestra do ciclo teve a intermediação do representante da Molducenter como mediador e a participação de 3 printers. Esta foi sem dúvida a palestra mais interessante; nem tanto pelo assunto, visto que outras palestras também foram interessantes por este aspecto; mas sim pelos palestrantes, que devido a sua longa experiência e conhecimento do assunto, se sentiram confortáveis para não apenas falar sobre os aspectos agradáveis do assunto, mas também discutir os pontos de conflito existentes e que quase nunca são abordados publicamente.

Foi particularmente interessante ver os palestrantes colocarem o representante da Molducenter, que fazia o papel de mediador, na posição incômoda de defender as atitudes recentes de sua empresa em relação a aspectos de concorrência de mercado. Foram discussões como essa que mais contribuíram para o sucesso do fórum, com certeza.

Ficou de destaque também a participação do fotógrafo e printer Clício Barroso, que participou como palestrante apenas na última discussão, no papel de printer, mas que contribuiu para todas as discussões fazendo perguntas e dando opiniões, tanto como fotógrafo como printer, sentado na plateia. Outras participações destaque foram Geraldo Garcia (Fotógrafo e Printer do RJ), Lucas Lenci (Sócio na Photospot), Marina Neder (Printer de SP), Carlinhos Nascimento (Representante de equipamentos e suprimentos) e Marcos Ribeiro (um dos mais antigos Printers de SP e do Brasil).

A conclusão final foi de que o fórum foi muito importante para a discussão do assunto “Fotografia Fine Art” e fica a expectativa de que volte a acontecer ano que vem abordando o mesmo tema e talvez estendendo o evento para outras discussões debatendo assuntos tão importantes quanto, no mesmo formato de fórum.

Para maiores informações sugiro o blog do Geraldo Garcia aqui.

Anúncios

DEIXE UM COMENTARIO - LEAVE A REPLAY

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s