História da Fotografia – Parte 10 de 10

Segue abaixo trecho de um artigo “O Futuro da Arte FOtográfica”, publicado por Luli Radfahrer, Doutor em Comunicação Digital da ECA-USP, autor do livro Enciclopédia da Nuvem; www.luli.com.br

O Futuro da Arte Fotográfica

por Luli Radfahrer

“A facilidade na manipulação da imagem digital acabou se transformando, quem diria, em um problema. É comum entre os novos profissionais um descuido na produção, deixando qualquer deslize para retoque posterior. O volume de imagens produzidas é cada vez maior, e todas podem ser imediatamente revistas, alteradas, apagadas ou retocadas posteriormente. O processo pode garantir um fluxo de trabalho mais rápido e eficiente, mas dificilmente garantirá melhores imagens. E raramente gerará uma reflexão ou aprendizado sobre elas.

(…)

Estaremos condenados a um mundo de fotos perfeitas, alteradas apenas por intenção de seus fotógrafos, desfeitas a qualquer instante?

Acredito que não. Da mesma forma que os problemas de comportamento das mídias sociais não são resultados da tecnologia, mas dos vícios de seus usuários, a redução da qualidade artística na fotografia contemporânea não é causada pelas novas técnicas, mas por seu abuso.

E pode ser facilmente revertida.

À medida que novos profissionais começarem a desenvolver suas assinaturas artísticas é provável que surjam novas estéticas, rediscutindo muito do que se entende hoje por registro de imagens.”

Vale a pena ler o artigo na íntegra neste link, mas este trecho já resume muito bem minhas próprias ideias sobre o futuro da fotografia.

Bom, é isso aí, um resumo destes quase 200 anos de história da fotografia. Espero que tenham gostado. Até mais!

Carlos Alexandre Pereira

Anúncios

DEIXE UM COMENTARIO - LEAVE A REPLAY

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s