Mentoring

Durante minha experiência profissional como Gerente de Projetos em grandes empresas multinacionais, participei de várias experiências de mentoring, primeiro como mentorizado e depois como mentor. Em todas as vezes aprendi muito sobre meu trabalho, sobre minha carreira e sobre eu mesmo. Por sentir falta dessa troca de experiências, resolvi montar um plano de mentoring, transportando a experiência que eu tenho em empresas para a fotografia.

O processo de mentoring usualmente envolve o aconselhamento por parte de um profissional com larga experiência no assunto sendo discutido. A ideia é que através deste aconselhamento, a pessoa mentorizada terá um entendimento mais claro do que ambiciona e como alcançar seus objetivos de forma mais eficiente. O mentoring não envolve treinamento técnico de qualquer natureza; se assemelhando mais a uma troca de ideias e experiências com o objetivo de fazer o mentorizado refletir sobre suas motivações e expectativas. Não é responsabilidade do mentor indicar os caminhos a serem seguidos pelo mentorizado; essa deve ser uma escolha pessoal e intransferível.

O mentoring fotográfico proposto inclui um mínimo de 5 encontros presenciais de aproximadamente 2 horas cada, podendo ser expandido conforme as necessidades do mentorizado. Importante frisar que este mentoring será oferecido apenas para fotógrafos que trabalhem com fotografia autoral nos estilos de fotografia de viagem, exploração urbana, paisagens e expedições fotográficas. Estes são os estilos de fotografia que pratico; outros estilos estão fora da minha alçada.

O primeiro encontro será dividido em duas partes. A primeira parte será para apresentação do portfólio do mentorizado e uma discussão sobre o trabalho que ele tem realizado até então. Na segunda parte iremos conversar sobre suas motivações e expectativas em relação a fotografia.

No segundo encontro eu irei apresentar exemplos de trabalhos que são referências no estilo escolhido pelo mentorizado, assim como informações adicionais de como é trabalhar com este estilo de fotografia, incluindo equipamentos e perspectivas de mercado.

Os encontros seguintes serão na verdade saídas fotográficas recheadas de muita conversa e troca de ideias. Após cada encontro o mentorizado deverá enviar 5 imagens inéditas e editadas para eu possa analisar e comentar o trabalho.

Após cinco encontros se encerra o compromisso inicial, podendo ser estendido por mais encontros presenciais conforme a necessidade do mentorizado. Mas o comprometimento não acaba nunca. O mentorizado sempre poderá contar com o mentor para futuras trocas de ideias e experiências. O mais importante é a criação de uma parceria onde ambos irão aprender e evoluir.

No caso de interessados fora da região de Campinas, os encontros poderão ser realizados via Skype. Mande um email para calexandrep@capfotografia.com para entender melhor o processo de mentoring.

Faixa de Imagens 10

Anúncios