O Primeiro Fotógrafo do Brasil

Clic here to read this post in English.

Somente em 1839, o Diário do Commercio, do Rio de Janeiro, noticiou a invenção do Daguerreótipo, ou seja, seis anos depois do fato. A primeira fotografia feita no Brasil, ocorreu no ano seguinte, mais precisamente no dia 16 de Janeiro de 1840. O fotógrafo foi o Abade Louis Compte, capelão de um navio-escola francês que aportou de passagem pelo Rio de Janeiro. Ele trouxe a novidade de Paris, apresentando a Daguerreotipia ao país, realizando 3 demonstrações do funcionamento do processo ao Imperador D. Pedro II. Foi a primeira demonstração no Brasil e na América do Sul em geral.

Abaixo uma reprodução da foto feita pelo Abade Louis Compte no Rio de Janeiro em 1840. Trata-se do primeiro Daguerreótipo (fotografia) tirado na América do Sul.

Louis Compte - Primeiro Daguerriotipo Rio de Janeiro - 1840

“É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer ideia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista” (trecho do Jornal do Commercio, de 17/01/1840).

Muito pouco se conhece até hoje dos amadores que naqueles primeiros anos teriam praticado a Daguerreotipia e os processos subsequentes aqui no Brasil. O Imperador, teria sido um dos primeiros brasileiros a possuir e utilizar o equipamento. Em 1840, aos 14 anos de idade, D. Pedro II, entusiasmado com a nova invenção apresentada por Compte, encomendou um Daguerreótipo a Felicio Luzaghy de Paris, por 250 mil réis, tornando-se assim, o primeiro fotógrafo brasileiro. Ele fez principalmente imagens de paisagens e retratos. Mais tarde, já um grande colecionador e um verdadeiro mecenas dessa arte, atribuiu títulos e honrarias aos principais fotógrafos atuantes no país. Promoveu a arte fotográfica brasileira e difundiu a nova técnica por todo o país.

D Pedro II - Auto Retrato - 1860

Auto retrato de D. Pedro II de 1860

O maior e mais diversificado acervo de fotografia do século XIX constituído por um particular é justamente, a coleção que foi reunida durante vários anos pelo Imperador D. Pedro II.

Autor Desconhecido - Rio de Janeiro - 1840

Ao deixar o Brasil em 1889 após a proclamação da República, o imperador D. Pedro II doou à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro seu acervo pessoal com cerca de 25 mil fotografias. Somente mais de cem anos depois, em 1990, que a divisão de iconografia da biblioteca iniciou um trabalho de identificação e recuperação das imagens. Além de ser o primeiro brasileiro a tirar uma fotografia na primeira metade do século XIX, D. Pedro II instituiu no Brasil o título de “Photographo da Casa Imperial”, concedido a partir de 1851 aos melhores fotógrafos do país, uma iniciativa que precedeu em dois anos a da rainha Victoria, que fez o mesmo na Inglaterra. Sempre acompanhava o imperador em sua comitiva um especialista em temas locais e um fotógrafo para registrarem suas viagens.

D Pedro II - Imagens

Tais registros nunca antes haviam sido expostos em uma mostra para o público, e estiveram longe do contato com a luz desde o fim da monarquia. Batizadas de “enroladinhas”, ficaram armazenadas em caixas metálicas de flandres, por mais de um século, nos arquivos da Biblioteca Nacional. As imagens são cópias fotográficas em papel albuminado. Na metade do século XIX, desenvolveu-se uma técnica que consistia em depositar uma folha de papel de baixa gramatura em uma bacia com albumina, proteína extraída da clara do ovo, deixando o papel brilhante e liso. O contato do papel albuminado com a solução de nitrato de prata usada na revelação de fotografias tornava a imagem mais rica em contraste. Com o passar do tempo, a reação entre a emulsão à base de albumina e o papel fotográfico fez com que as fotografias ficassem enroladas – daí o nome “enroladinhas”. Porém, como as caixas se mantiveram fechadas, ao abrigo da luz e da umidade, a qualidade das imagens se manteve intacta.

Anúncios

DEIXE UM COMENTARIO - LEAVE A REPLAY

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s